quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Crianças & Química nos cabelos: Mamãe, não!!!!

Olá minhas queridas!! Primeiramente gostaria de agradecer a todos que tem visitado o blog, lido as postagens ou apenas clicado no link. Saibam que tudo aqui é feito com muito carinho e tenho me dedicado a pesquisar o melhor para trazer assuntos interessantes e esclarecer as nossas dúvidas. 

E aí vem a exclamação que deixei no título da postagem:

Mamãe, química não!!! 

Cada dia mais temos visto as mamães colocando algum tipo de química nos cabelos das crianças (eu mesma já fui uma... confissão não próximo post), ela pode ser "fraquinha" ou a velha história de ser "só para abrir os cachos" mas é QUÍMICA! A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regula a comercialização e o uso de cosméticos com químicas agressoras ao uso infantil. Veja bem AGRESSORA. A química vem para AGREDIR os cabelos, resseca os fios, trazendo relações alérgicas, inflamatórias, bolinhas que podem até necrosar.

Lembro da minha adolescência. No meu primeiro relaxamento, devia ter uns 11 anos. Fui com minha tia no salão de uma amiga dela e lembro dela dizer: _ Olha Míriam, vai arder. Quando ela puxar com pente, vai doer mas não reclama senão ela para e não vai dar o efeito! _ Eu sentia dor, ardência mas não reclamava pois senão seria "dinheiro jogado fora". Meu cabelo não era super lindo, era mal tratado, pura falta de informação! Mesmo assim, em 2014, vemos nossas crianças passar pelo mesmo processo pela mesma falta de informação e pela falta de tempo.
















Acho que o melhor remédio para todos esses problemas que as químicas podem trazer é a conscientização. Conversa, conversar e conversar! Da mesma forma como aconselhamos nossas crianças com boas maneiras, comportamento e etc, devemos conscientizá-las dos problemas que as químicas trazem. Do círculo vicioso e dependência que ela trás. A liberdade de um cabelo natural não tem preço. Usar ele liso opcionalmente é ótimo, ter nossos cachos em todos os momentos também! E é lindo! Falo por experiência própria.

Então vamos a listinhas de como manter nossas Princesinhas longe das agressões químicas:

Pode: Shampoo e condicionador infantil (Xuxinha, Johnson, etc), protetor solar, óleos puros, hidratações caseiras, técnicas para texturização.

Não pode: O que é feito para o adulto, é para o adulto. Vamos usar o bom senso. Química não, chapinha agride os fios. Pode parecer lindo uma vez, mas sempre... 

Eu amei um vídeo (assistir) que achei na internet que diz tudo o que eu penso e é como eu encerro esse post:

NÃO TENTE FACILITAR A SUA VIDA ATRAVÉS DA DO SEU FILHO. CUIDAR, AMAR É RESPEITAR.

Bjinhos e até a próxima!


9 comentários:

  1. Concordo plenamente, as mães de hoje em dia logo cedo tão aplicando químicas nas crianças, e como o próprio nome já diz é algo muito forte, que só deveria ser usado em pessoas maiores de idade. A criança ainda é muito frágil para receber um produto químico.
    http://oneofff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Erika.
      Se já é perigoso para nós adultas, imagina para elas!
      Bjs

      Excluir
  2. Lindona,tb concordo com vc , não acho legal isso em crianças, td tem seu tempo
    certo.
    Bem legal o assunto do post! adorei seu blog!
    é lógico que já estou supeer seguindo e te convido a seguir meu blog tb e a curtir minha fan page. Se puder se inscreva no meu canal do Youtube: http://www.youtube.com/user/tainaheille. Me manda o seu p eu me inscrever tb (:

    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tainá!
      Isso mesmo, tudo no seu tempo e sempre respeitando a nossa saúde e bem estar!!!
      Segui seu canal mas ainda não tenho! Ficarei feliz em contar com suas visitinhas!!

      Bjos

      Excluir
  3. Só não concordo em dizer que ad mães de hoje que usam química em suas filhas, porque essa realidade sempre existiu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Thalita, infelizmente.
      A questão é que hoje com a infinidade de produtos e tratamentos diferentes, aumentou o número de crianças que usam química no tratamento. E olha que nem podemos contar com chapinhas, secadores e etc...
      Eu fui uma criança com química! Infelizmente...

      Bjinhos e volte sempre!

      Excluir
  4. Definitivamente não, vejo que algumas mães exageram e até apoiam as filhas nisso...
    http://d-sappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Maic Ane, concordo com você...
      Acho que com um pouco mais de informação isso pode mudar!

      Bjinhos

      Excluir
  5. Poxa Miriam realmente é triste ver essas mães enviando química no cabelos de suas filhas cada vez mais cedo, sua história parece muito com a minha.
    Quando era pequena tinha o cabelo bem cacheado, o problema é que e tanto minha mãe quanto eu não tínhamos paciência pra cuidar dele e nem sabíamos como cuidar da forma correta.
    Ela alisava o cabelo a anos e todas as amigas e mulheres da minha família também, não havia essa facilidade em encontra locais que ensinavam a cuidar dos cachos como a hoje.
    Então quando completei 10 anos minha mãe passou Henna no meu cabelo e aos 13 fiz minha primeira progressiva lembro como queimava minha raiz e o cheiro era horroroso, mas tinha que aguentar senão era dinheiro jogado fora e eu acreditava que sinônimo de cabelo bonito era cabelo liso assim começou o ciclo vicioso com progressivas, cauterização e escovas de todos os sabores e nacionalidades possíveis ao longo de toda a minha adolescência
    Hoje com 22 anos estou na transição lutando para ter meus cachos de volta. Quando minha mãe soube que não iria mais fazer química no cabelo ela ficou decepcionada e disse: “Poxa depois de tanto trabalho que eu tive pra alisar esse seu cabelo agora você quer voltar a ter aquele cabelo armado?”
    Explique pra ela que meu cabelo só era daquele jeito porque não sabíamos como cuidar dele, agora que sou adulta eu vou cuidar dele.
    Acredito que antes de conscientizar nossas crianças deveríamos conscientizar os adultos pois são eles que dão o mal exemplo, essas mães tem que aprender que cabelo cacheado/crespo não é difícil de se cuidar bastar saber a maneira correta de se cuidar, pois difícil mesmo é tratar o estrago que essas químicas fazem no nosso cabelo.

    ResponderExcluir